FESTIVIDADES

A Ilha Terceira está permanentemente em festa, sendo a ilha mais festiva dos Açores.

A época carnavalesca é vivida na Terceira de uma forma intensa, genuína e especial, onde são destaque as tradicionais Danças de Carnaval, um tipo de teatro popular de características únicas. Durante quatro dias, a população enche por completo os salões das sociedades recreativas e outras salas de espectáculos para assistir à exibição das chamadas “danças” ou “bailinhos”. Durante as actuações os membros de cada grupo contam uma história, muitas vezes de uma forma satírica ou engraçada.

Outras das festas típicas da ilha Terceira, esta de cunho religioso, são as Festas do Espírito Santo, centradas nos pitorescos Impérios. As oito semanas que medeiam o domingo de Páscoa e o domingo da Trindade dão lugar às funções e aos bodos que animam as diferentes localidades da ilha.

Merecem ainda destaque as Sanjoaninas, ligadas às tradições dos Santos Populares, em que a população enche as ruas de Angra do Heroísmo durante dez dias consecutivos nos finais do mês de Junho. São desfiles, concertos, corridas de toiros (nas ruas e na praça de toiros), tascas de comes e bebes, espectáculos populares, eventos desportivos, tendo as festas como ponto alto o desfile de marchas populares.

Nos primeiros dez dias de Agosto, acontece festa na Praia da Vitória. As Festas da Praia incluem touradas (à corda e de praça), desfiles de marchas populares, cortejos etnográficos, feira gastronómica com vários dos melhores restaurantes locais e nacionais, concertos musicais com artistas nacionais e internacionais e eventos desportivos.

No início de Setembro, a Festa da Vinha e do Vinho, nos Biscoitos, uma localidade com tradições vitivinícolas, oferece a possibilidade das pessoas participarem na vindima da uva e de fazer o vinho, seguindo-se a prova do vinho e uma refeição típica das vindimas.

As Touradas à Corda são as maiores festas populares e tradicionais da ilha Terceira e únicas no mundo no seu género. O toiro corre nas ruas das freguesias amarrado pelo pescoço com uma longa corda, segura na extremidade por um grupo de homens, chamados pastores. Também existe a tourada à corda no areal da Praia da Vitória, com o toiro a mergulhar nas águas do oceano juntamente com os nadadores.
A época das touradas ocorre de 1 de Maio a 15 de Outubro e podem ser presenciadas quase todos os dias.

No campo musical, a maior tradição da ilha são os Cantares ao Desafio. Ao longo de todo o Verão, e em todas as localidades da ilha podemos assistir em palcos improvisados ao ar livre, à actuação de cantores locais que se desafiam uns aos outros através de cantigas improvisadas com quadras rimadas e que deliciam as audiências.

Atlântida MarFestividades